O mundo mudou com a chegada do mercado de e-commerce, ou comércio eletrônico em português. Pensando no frequente crescimento desta modalidade, mais pessoas passam a investir no mercado de e-commerce.
Mas quais os segmentos são tendência nesse mercado?
Livros
Segundo Bruno Oliveira, o criador do site Ecommerce na Prática, o mercado de e-commerce surgiu através da venda de livros. Muitos sites ainda vendem livros e não é de admirar
A venda de livros cresceu muito desde o ano 2000. Muitos livros estão se tornando filmes, e por isso, mais pessoas estão sendo atraídas a literatura, seja ela fictícia ou educativa.
Muitos sites são conhecidos exatamente pela disponibilidade livros. E por isso fica cada vez mais comum encontrar seu lugar neste meio.
Seu site não deve ser limitado apenas a literatura física. Invista também em livros digitais, os chamados e-books. Esse meio está cada vez mais presente. Com o aumento da tecnologia, as pessoas podem ler seus livros preferidos nos smartphones, tablets e computadores.
Eletrodomésticos
Muitos consumidores passaram a fazer busca sobre preços de eletrodomésticos. Isso por que quanto mais o tempo passa, mais as pessoas se sentem atraídas aos eletrodomésticos.
Além disso, a pesquisa por esses produtos tem crescido mundo no mercado de e-commerce do Brasil.
Ao montar uma loja virtual de eletrodomésticos você pode pesquisar sobre fornecedores e os produtos mais buscados no país. Dessa forma você pode ingressar neste meio e fazer um bom investimento.
Moda
Possivelmente você já sabe que se tem uma coisa que vende muito, é roupas e assessórios de moda. Lojas virtuais com esse segmento têm crescido muito.
É cada vez mais comum ver séries, filmes e desenhos tomando conta da internet, e, consequentemente as roupas e assessórios associadas aos mesmos. Um cordão com um símbolo de um personagem ou uma blusa com o desenho do mesmo faz muito sucesso.
Além disso, homens e mulheres se preocupam com a aparência e com a impressão que sua roupa passa. São estilos e preferências diferentes para cada pessoa. Portanto, tenha sempre o máximo de variedades possíveis.
Mostre que sua marca é de confiança e qualidade, para que mais pessoas possam se sentir atraídas e divulgar a amigos e familiares.
Pets
Parece loucura, mas acredite, esse segmento é uma boa jogada para o mercado de e-commerce.
Algumas pesquisas indicam que são mais de 45% dos lares possuem um animal ou mais. Dessa forma, assessórios para pets pode ser uma jogada certa. Um fã de animais pode se interessar fácil por qualquer objeto que destaque a beleza do seu bichinho de estimação.
Decoração de casa
Esse segmento não fica de fora da lista das maiores tendências no mercado do e-commerce.
Quem não gosta de decorar sua casa e deixa-la mais bonita? Pensando neste respeito, ao montar sua loja virtual sobre decoração, tome cuidado. Não se pode achar que esse assunto é fácil de lidar. Tem de ser criativo o suficiente para que seus produtos não sejam mais um neste seguimento.
As pessoas gostam de novidades, e por isso, seus produtos devem chamar a atenção. Elas devem ter a impressão de que aquele item é único e que não o encontrão em mais nenhum lugar.
Conclusão
Não é fácil decidir qual o seguimento, pois todos exigem investimentos e criatividade.
Quando quiser investir no mercado de e-commerce, não esqueça de acompanhar as tendências e fique atento as novidades. Pense em um modelo de produto que só a sua loja pode oferecer. Depois, faça pesquisas para ter certeza de que essa ideia não foi usada antes.
Assim, você terá mais chances de ver sua loja virtual crescendo e terá mais possibilidades de tornar a sua marcar única no comércio eletrônico.